FAÇA AQUI A SUA CONSULTA

terça-feira, 19 de julho de 2011

Evangelização da juventude marca Acampamento PHN 2011







A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB marcou presença no Acampamento PHN, realizado entre os dias 14 e 17 na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).
Com o tema “O amor jamais acabará”, o acampamento que reuniu milhares de jovens contou com a participação de dom Eduardo Pinheiro, bispo auxiliar de Campo Grande (MS), e presidente da Comissão para Juventude, e padre Carlos Sávio da Costa Ribeiro, assessor nacional da comissão.
A partir do tema do encontro, dom Eduardo refletiu, durante missa na manhã do sábado (16), sobre a razão pela qual os cristãos afirmam que o amor jamais acabará. “Por que este amor jamais passará? Ou ainda como fazer para que este amor jamais passe? Vocês não podem sair deste encontro sem responder estas perguntas”, destacou o bispo.
“Constatamos que o amor faz com que sintamos o peso da responsabilidade e questionamos se de fato Paulo estava certo, já que talvez a experiência que você está vivendo hoje de amor seja dolorosa. Porém esta é uma certeza que nos anima para que enfrentemos as contradições da vida’, afirmou dom Eduardo.
Ainda de acordo com dom Eduardo, o amor na sua essência é um apelo a fidelidade e a sinceridade. “Ninguém quer ser traído. Isso não pode escapar da nossa certeza: O amor jamais passará”.
“O mundo cresce na medida em que amamos de verdade as pessoas que vemos e que estão perto de nós. Muita coisa vai sendo transformada desta forma”, concluiu.
Já padre Sávio apresentou, em sua pregação realizada na sexta-feira (15), alguns aspectos importantes para a realização de um trabalho pastoral junto à juventude. O primeiro deles é a necessidade de que os jovens tenham um verdadeiro encontro pessoal com Jesus Cristo. “Quantos jovens ainda não tiveram um encontro com Jesus! Quantos ainda não conhecem o amor de Deus! Vocês, jovens, devem ser os potencializadores dessa missão, para que outros venham para a Igreja. Nós precisamos de vocês para testemunhar o amor de Deus”, afirmou.
Outro aspecto apresentando pelo padre Sávio foi a necessidade de o jovem reconhecer a Igreja como “casa”. “Sacerdotes, abram as portas das paróquias para a juventude! O lugar dos jovens é na Igreja. Acompanhemos seus anseios, angústias e alegrias; como sacerdotes, sejamos bons amigos deles. Digamos a eles que os amamos e os queremos junto de nós”.
Padre Sávio também falou sobre a Jornada Mundial da Juventude que acontece em Madri, Espanha, entre os dias 16 e 21 de agosto. “São mais de 2 milhões de jovens de cerca de 170 países reunidos em Madri, na Espanha. Estamos levando, neste ano, para a capital espanhola quase 15 mil jovens brasileiros para participar da JMJ 2011”, ressaltou.
Por fim, padre Sávio afirmou: “A Igreja só será jovem quando os jovens forem à igreja. Não nos deixemos consumir pelo pecado. Jovens, levantem-se e sejam, cada vez mais, apóstolos de outros jovens. Como juventude que está em pé, façam a experiência da oração”.

Com informações da Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário