A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se realizará em Madrid de 16 a 21 de Agosto trará uma séria vertente social.
Em Madri será construído um complexo residencial destinado a famílias em risco de exclusão social. O edifício terá quatro pisos nos quais se distribuirão 127 habitações. Javier Hernando, coordenador geral da Cáritas Madrid, ressaltou que a “situação econômica atual afeta diretamente o emprego, a casa e as necessidades básicas das famílias”, por isso este projeto “dá uma visibilidade social a um problema que afeta atualmente muitas famílias”, diz ele.
Madrid já dispõe de dois edifícios com estas características geridos pela Cáritas que foram inaugurados em 2004 e 2006. Estes dois projetos acolheram ao longo destes anos 300 famílias, cerca de 1.000 pessoas.
Por outro lado desenvolver-se-á um projeto aqui no Brasil que criará oportunidades entre a juventude brasileira mais afetada pela pobreza e por situações de violência. Segundo Marisa Salazar, responsável de Comunicação Institucional da Cáritas Espanha, este é um projeto de “jovens comprometidos com jovens”.
Por seu lado, Yago de la Cirva, diretor executivo da JMJ, destacou que “o projeto formativo da JMJ ficaria incompleto se não fossem capazes de dizer aos jovens que a sua fé está incompleta se não ajudam os outros, se não são generosos, se não corrigem o que veem ”. A grande participação de jovens na Jornada Mundial da Juventude tornará possível que estes projetos sociais se realizem.
As aparições de Nossa Senhora na maioria das vezes se deu aos pequenos, simples e pobres. E o ícone da Virgem também estará presente na JMJ. Confira:
Nenhum comentário:
Postar um comentário