Próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será realizada no Rio de Janeiro dentro de dois anos, em 2013, e não no prazo de três, como vinha ocorrendo nas últimas edições, confirmaram à Agência Efe fontes do Vaticanas, segundo informou a imprensa do Vaticano.
O anúncio do Rio de Janeiro como sede do próximo encontro mundial dos jovens católicos será feito pelo papa Bento XVI em 21 de agosto em Madri, ao fim da Jornada Mundial da Juventude deste ano que ocorre na capital espanhola.
A candidatura brasileira foi preferida com relação a sua concorrente, a capital da Coréia do Sul, Seul.
As últimas Jornadas ocorreram em Colonia, na Alemanha, em 2005, e Sidney, na Austrália, em 2008. A próxima ocorrerá em Madri nos próximos dias 16 a 21 de agosto.
A Jornada Mundial da Juventude foi criada em 1984, quando ao fim do Ano Santo da Redenção, o papa João Paulo II entregou uma cruz de madeira de quatro metros de altura aos jovens convidando-os a levá-la por todo o mundo.
Desde a JMJ de Toronto (Canadá), em 2002, os encontros de Colônia, Sydney e Madri realizaram-se a cada três anos. Agora, o evento volta ao intervalo de dois anos, para que não coincida com a Copa do Mundo de 2014,que o Brasil sediará.
De acordo com a agência Vatican Insider, uma iniciativa do jornal La Stampa dedicada a informações sobre o Vaticano, o evento, que também ocorrerá antes das Olimpíadas de 2016, deverá “ampliar a relevância assumida pelo colosso brasileiro como novo ator geopolítico global”.
A publicação destacou que a quantidade de “grandes eventos no Brasil nos próximos anos comportou uma mudança de passo no ritmo que a edição internacional da Jornada Mundial da Juventude assumiu.
A cidade é famosa mundialmente por sua beleza natural, seus pontos turísticos como o Cristo Redentor do Corcovado, o Pão de açúcar, as praias e a Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, popularmente conhecida como Igreja da Penha, que é um tradicional santuário católico localizada no bairro da Penha, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.
Erguida no alto de uma pedra, é famosa pelos 382 degraus da escadaria principal.
Erguida no alto de uma pedra, é famosa pelos 382 degraus da escadaria principal.
O papa Bento XVI fará, em 2013, sua segunda visita ao Rio de Janeiro, onde esteve pela primeira vez em 2009. Na ocasião, a cidade abrigará a Jornada Mundial da Juventude. A informação foi dada pelo novo embaixador do Brasil no Vaticano, Almir Franco de Sá Barbuda, durante sua sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário